Hemorróidas

As hemorróidas são um problema desconfortável e que causa ardor com o qual muitas pessoas são confrontadas pelo menos uma vez na vida.
As hemorróidas são desconfortáveis e podem ser muito dolorosas mas, na maioria dos casos, não são perigosas. Muitas das pessoas que sofrem com hemorróidas não procuram tratamento apropriado ou porque não percebem o que se passa ou pelo receio e vergonha de ir ao médico devido aos exames desconfortáveis e até dolorosos como anuscopias, sigmoidoscopias ou proctoscopias.


Os nódulos hemorroidais são normalmente pequenos e representam uma estrutura anatómica normal nas paredes do recto. Consistem sobretudo de vasos sanguíneos entrelaçados que diferem em termos estruturais dos vasos sanguíneos normais.
Quando há menos tecido muscular, os vasos sanguíneos têm paredes mais finas e estão portanto mais susceptíveis a sofrer danos. Para além de vasos sanguíneos, as hemorróidas também consistem em tecido conjuntivo elástico e numa camada de tecido muscular. Em situações normais, as hemorróidas desempenham um papel no controlo de excrementos líquidos (diarreia) e de gases.


Hemorrodias As hemorróidas são a causa mais comum de sangramento no recto. Os problemas relacionados com hemorróidas surgem quando gases frequentes, doenças do fígado, gravidez ou outros factores aumentam a pressão na veia porta, levando a que os vasos sanguíneos inchem. É uma condição semelhante às varizes nas pernas. Os problemas relacionados com hemorróidas são mais comuns nos homens, mas ocorrem frequentemente em mulheres durante a gravidez e após o parto.


As hemorróidas aumentadas são causadas por um estilo de vida rápido e stressante. A hereditariedade, o envelhecimento da população, os hábitos alimentares e o estilo de vida moderno são os principais motivos para que 50% da população de meia idade e idosa tenham problemas ocasionais ou frequentes com hemorróidas aumentadas.



Tipos de hemorróidas

As hemorróidas são classificadas em termos de tamanho e de localização. Por localização, dividem-se em hemorróidas externas e internas, enquanto que em termos tamanho se dividem em quatro grupos.

Em termos de localização:

Almorroidas
•  As hemorróidas Internas, aparecem no ânus e são menos severas devido a um número menor de terminações nervosas no recto. Normalmente não causam dor e podem ser identificadas através de vestígios de sangue fresco no papel higiénico ou nas fezes. O sangramento é normalmente pequeno e raramente há grandes perdas de sangue. Na maioria dos casos estas hemorróidas consistem em veias pequenas inchadas nas paredes do ânus. As hemorróidas podem tornar-se maiores, salientarem-se e saírem pelo ânus mas podem retrair por si próprias ou com assistência (empurrando gentilmente com o dedo). Nos casos mais graves, quando as hemorróidas não retraem, podem ficar pressionadas pelo músculos do ânus, o que impede a circulação sanguínea nas hemorróidas, formando coágulos e provocando dor. Neste caso, vestígios de muco podem ser visíveis no papel higiénico ou nas fezes.

•  As hemorróidas externas situam-se por baixo da pele no exterior do ânus. Devido às terminações nervosas presentes no ânus, estas hemorróidas são muito sensíveis e dolorosas, podem provocar comichão e por vezes sangrar. São também mais susceptíveis a ficar inflamadas. Podem ainda ficar irritadas e formar coágulos, resultando em nódulos muito dolorosos.


Em termos de tamanho, existem quatro estádios diferentes:
  1. Primeiro estádio: hemorróidas ligeiramente aumentadas
  2. Segundo estádio: hemorróidas consideravelmente aumentadas que não desceram pelo ânus.
  3. Terceiro estádio: hemorróidas aumentadas que sofreram prolapso pelo ânus, mas retraem por si próprias ou com ajuda (empurrando gentilmente com um dedo) após a defecação.
  4. Quarto estádio: Hemorróidas que desceram pelo ânus e que não retraem.
Almorroidas

Sintomas

  • Comichão e desconforto na área rectal
  • Sensação de ardor no ânus
  • Dor na área rectal
  • Sangramento sem dor durante a defecação
  • Sangue vermelho vivo no papel higiénico
  • Prolapso de hemorróidas pelo ânus (sentidas como altos em redor do ânus)
  • Dor durante ou após a defecação
  • Sensação de não ter o intestino completamente vazio após a defecação (levando a movimentos do intestino mais frequentes e a uma necessidade de fazer mais esforço)
  • Incontinência do intestino

Quanto mais cedo as hemorróidas forem detetadas, mais cedo pode iniciar-se o tratamento, conseguindo-se melhores resultados. A fórmula única de HemoSens tem tido sucesso comprovado na maioria dos casos, consistindo nas cáspsulas e na pomada HemoSens. Pode prevenir o desenvolvimento futuro de mais hemorróidas, diminuir os seus sintomas ou curá-las completamente. O sucesso do tratamento pode ser aumentado grandemente ao adoptar uma mudança no estilo de vida, uma dieta rica em fibras, mais exercício e maior consumo de água.

Causas

Todas as actividades que aumentam a pressão no abdómen e que levam à expansão e enfraquecimento dos vasos sanguíneos do recto podem causar o crescimento de hemorróidas. As doenças do fígado são uma das causas mais comuns de hemorróidas uma vez que aumentam a pressão nos vasos sanguíneos do recto. Na maioria dos casos, estes problemas são causados por um estilo de vida que não é saudável e por uma dieta imprópria baseada em alimentos processados, muito açúcar, sal e álcool, e afetam pessoas com mais idade.

As hemorróidas aparecem frequentemente durante a gravidez e após o parto.
 
Alguns dos factores que contribuem para o aumento das hemorróidas são:

  • Predisposição genética
  • Esforço durante a defecação
  • Tosse espasmódica
  • Vómitos
  • Contenção de fezes
  • Levantar volumes pesados
  • Prisão de ventre crónica
  • Diarreia crónica
  • Estar muito tempo sentado
  • Álcool
  • Falta de exercício físico
  • Dietas incorretas e com falta de fibra

Prevenção

Há muitos métodos mais ou menos eficazes para o tratamento dos sintomas das hemorróidas, mas deve ter-se em conta que qualquer tratamento se torna muito mais eficaz se for acompanhado de certas mudanças no estilo de vida..

Estas medidas são sobretudo preventivas, mas também são recomendadas para aliviar os sintomas das hemorróidas. É importante que as fezes sejam moles o que se consegue com uma dieta apropriada e rica em fibra e com consumo de muita água.

  • É importante beber muita água: A água ajuda a manter as fezes mais esguias. A maioria da água é evacuada através da urina, mas uma parte é também evacuada através das fezes, o que torna as fezes mais esguias e diminui o esforço. Uma pessoa adulta deve beber entre 1,5L e 2L de água por dia. De forma a reduzir os sintomas das hemorróidas é importante evitar certos tipos de bebidas como café e álcool que têm um efeito diurético.
  • Consumir alimentos ricos em fibras: A dieta é um factor chave na redução dos sintomas das hemorróidas. Alimentos ricos em fibras ajudam a criar equilíbrio e regulam os movimentos intestinais. As melhores fibras são encontradas em alimentos não processados, fruta, vegetais e legumes frescos.

  • Movimentos intestinais regulares: É importante estabelecer o hábito de movimentos intestinais regulares. Não se deve ter o hábito de conter os movimentos intestinais já que pode provocar o endurecimento das fezes criando, consequentemente, a necessidade de fazer esforço.

  • Também se deve evitar o esforço excessivo durante a defecação.

  • Não se deve conter. Deve ir à casa de banho sempre que sentir necessidade.

  • Evitar papel higiénico colorido ou com cheiro.

  • Utilizar sabão neutro.
  • Fazer exercício regular e apropriado ajuda a conseguir movimentos intestinais regulares.

  • Durante longos períodos sentado, deve levantar-se e caminhar.

Tratamento

Há tratamentos que aliviam, reduzem ou que até eliminam os sintomas de problemas relacionados com hemorróidas. Por vezes consegue ter-se sucesso apenas com tratamentos que visam aliviar os sintomas.

Infelizmente os tratamentos nunca são permanentes e uma diminuição das hemorróidas não significa que estas não reapareçam no futuro.

As hemorróidas podem ser tratadas com cápsulas que têm um efeito benéfico no sistema digestivo, reduzem a pressão nas veias da área rectal, diminuem a dor e o desconforto e diminuem as hemorróidas. A pomada é também aconselhado já que reduz a comichão, diminui as hemorróidas e diminui a dor e o desconforto em redor do ânus.

De forma a conseguir o melhor resultado, deve também fazer algumas alterações na sua vida, ingerir alimentos apropriados e ricos em fibra, beber muita água e fazer exercício regularmente.

Medidas

Há também determinadas medidas recomendadas a adoptar em casa:

  • Tome banhos de assento. Coloque cerca de 10 cm de água morna numa bacia ou bidé e sente-se na água. Repita o procedimento várias vezes por dia sobretudo após a defecação.
  • Lave a zona anorrectal com água e sabão gentil não perfumado.
  • Lave o ânus com muita frequência e seque-o gentilmente com toalhetes não perfumados.

Procedimentos cirúrgicos

Na maioria dos casos estas medidas são eficazes e acalmam ou tratam completamente os sintomas provocados pelas hemorróidas. Se o problema continuar a acontecer e as hemorróidas se tornarem muito dolorosas ou se tiver algum sangramento abundante, pode ser necessário ser submetido a uma cirurgia. Os cirurgiões podem utilizar os seguintes procedimentos:

  • Hemorroidectomia é o método clássico de remoção de hemorróidas em que os nódulos hemorroidais são completamente extraídos.
  • Um procedimento em que se identificam certos vasos sanguíneos através de uma ecografia, que são depois suturados para impedir a irrigação das hemorróidas.
  • As hemorróidas podem também ser tratadas através de laser, corrente eléctrica ou radiação infravermelha.
  • Colocação de uma ligadura elástica em redor da hemorróida para que esta seque e caia. Este tratamento apenas pode ser feito numa hemorróida de cada vez e requer vários procedimentos durante um certo período de tempo.